segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Claire Varin




A canadense Claire Varin é escritora e especialista em Clarice Lispector, além de jornalista e tradutora. Apaixonada pelo Brasil, tem seu nome ligado visceralmente ao da escritora brasileira.
Em 2002 a editora Limiar publicou seu livro Línguas de Fogo, traduzido por Lúcia Peixoto Cherem.

Com esses desenhos de Claire Varin dou continuidade à série de retratos que fui compondo ao longo do tempo. Nela incluo pessoas por quem nutro grande admiração, mais ou menos conhecidas. A ideia é que esse conjunto um dia vire um livro, uma pequena exposição, quem sabe...

Mais e mais os retratos me permitem exercitar uma linha que de outra forma eu não saberia como exprimir. E a linha, uma única linha, guarda possibilidades incomensuráveis de investigação do humano. É uma pena que o desenho, especialmente o desenho de um rosto, tenha se tornado tão obsoleto no período que há décadas chamamos, sem constrangimento algum, de contemporaneidade - como se em outros tempos as pessoas não tivessem sido contemporâneas de si mesmas.

2 comentários:

manoalvim disse...

Seu trabalho do self portrait já anunciava este seu poder de retratar.

carlos dala stella disse...

Mano, gostaria de fazer um retrato seu. Primeiro algumas fotos, como balizas, depois os desenhos. Você corre o risco? Abraço amigo.